Participantes

EM ORDEM ALFABÉTICA:

Alex Vieira

ALEX VIEIRA (Vila Velha / ES)
Atividades: 
Palestra “Prego no Brasil e no mundo”
(dia 7 de abril, às 15h30, na Praça das Bibliotecas)
+ Debate “Estratégias de Viabilização para os Quadrinhos Independentes”
(dia 7 de abril, às 16h30, na Praça das Bibliotecas)

Alex Vieira
(Vila Velha/ES) é artista visual, quadrinista, editor da Revista Prego, e responsável pela Prego Publicações, pela qual lançou álbuns de autores como Diego Gerlach e Guido Imbroisi. Em 2011 participou da 19ª edição da Feira Laica, o tradicional evento português dedicado às publicações independentes, estreitando relações entre os quadrinhos independentes brasileiros e lusitanos. Recentemente a Prego abriu seu próprio espaço físico em Vila Velha/ES, misto de loja de quadrinhos e galeria de arte. É também integrante das bandas Merda e Morto Pela Escola.
.
.
Anita

ANITA COSTA PRADO (São Paulo / SP)
Atividade: 
Debate “Fanzines, Sexualidade e Questões de Gênero”
(dia 6 de abril, às 16h45, na Praça das Bibliotecas)

Anita é poeta e quadrinista. Em 1995, criou a personagem Katita, desenhada por ilustradores como Laudo Jr., Lauro Roberto, Leonardo Braz Muniz, Tarcílio Dias Ferreira e Ronaldo Mendes. Lésbica assumida, a personagem teve suas tirinhas reunidas no livro Katita – Tiras sem preconceito (Marca de Fantasia, 2006). Também colaborou com o desenhista Márcio Baraldi no álbum Roko-Loko: Born to be Wild!, de 2007. Katita também foi usada em cartilhas da Coordenadoria de Assuntos de Diversidade Sexual (Cads) da Prefeitura de São Paulo, editadas em 2008. Anita ganhou três prêmios Ângelo Agostini: duas vezes o de Melhor Roteirista (2006 e 2007) e uma vez o de lançamento do ano (2006).
.
.
Ana

ANA BASAGLIA (São Paulo / SP)
Atividade: 
Palestra “O Fanzine na Escola”
(dia 7 de abril, às 12h, na Praça das Bibliotecas).

Designer gráfico com especialização em Design Gráfico pela FAAP, Ana Basaglia deu aulas na Comunicação Social por 5 anos, é fanzineira e desde 2010 coordena turmas de fanzine em uma escola de ensino fundamental de São Paulo. Em 2012, sua monografia Fundamentos do design gráfico aplicados no fanzine foi exposta por ocasião do 26º Prêmio Design MCC, no Museu da Casa Brasileira, como um dos trabalhos finalistas na categoria “trabalhos acadêmicos não publicados”.
.
.
Daniel Esteves

DANIEL ESTEVES (São Paulo / SP)
Atividade: 
Debate “Estratégias de Viabilização para os Quadrinhos Independentes”
(dia 7 de abril, às 16h30, na Praça das Bibliotecas)

Roteirista e professor de histórias em quadrinhos na escola HQEMFOCO. Membro dos coletivos Petisco e Quarto Mundo. Participou de várias HQs nacionais, tais como: FRONT, Quadreca, Garagem HerméticaQuadrinhópole, Subversos, Café Espacial, Prática de Escrita: HQs, Jam, Calafrio, Zumbis e outras criaturas das trevas, Petisco, entre outras.
Criador da série Nanquim Descartável, com quatro volumes lançados, vencedora duas vezes do HQMIX em categoria de publicação independente.
Editou e escreveu os quadrinhos: Três tiros e dois otários e O Louco, a Caixa e o Homem, sendo o último vencedor do HQMIX de melhor publicação independente especial.
Ganhador do Troféu HQMix 2007 de Roteirista Revelação e do troféu Angelo Agostini 2009 e 2012 de melhor Roteirista NacionalL.
Recentemente lançou o livro: KM Blues em parceria com Wanderson de Souza, contemplado com o Proac de histórias em quadrinhos.
.
.
Edgard Guimarães

EDGARD GUIMARÃES (Brasópolis / MG)
Atividade: 
Palestra “Retrospectiva do Editor Edgard Guimarães”
(dia 6 de abril, às 15h30, na Praça das Bibliotecas).

Edgard Guimarães é quadrinista, fanzineiro e pesquisador de histórias em quadrinhos (além de engenheiro eletrônico e professor do ITA). Seu fanzine Q.I. (sigla para Quadrinhos Independentes) completará 20 anos de publicação ininterrupta em 2013, e lhe rendeu 13 troféus na categoria “Melhor Fanzine” do Prêmio Ângelo Agostini. É também autor dos livros Fanzine, Algumas Leituras de Príncipe Valente, O Que é História em Quadrinhos Brasileira e Estudos sobre Histórias em Quadrinhos, todos pela editora Marca de Fantasia.
.
.
Fernanda

FERNANDA MEIRELES (Fortaleza / CE)
Atividades: 
Palestra “Construindo uma Fanzinoteca”
(dia 6 de abril, às 12h, na Praça das Bibliotecas)
+ Debate “Fanzines, Sexualidade e Questões de Gênero”
(dia 6 de abril, às 16h45, na Praça das Bibliotecas).

Fernanda Meireles é graduada em Letras, especialista em Arte-Educação e mestranda em Comunicação Social na UFC, onde estuda a correspondência manuscrita dos zineiros. É sócia-fundadora da ONG Zinco – Centro de Estudo e Pesquisa e Produção em Mídia Alternativa. Pesquisa fanzines pelo Brasil e pelo mundo todo, ministra oficinas de zines há 10 anos e, claro, faz zines também. É uma das organizadoras do Zine-se, evento de encontro e troca de zines. Junto a outros editores, arte-educadores e agitadores culturais, têm se dedicado à estruturação da Fanzinoteca de Fortaleza.
.
.
Gual

GUAL (São Paulo / SP)
Atividade: 
Debate “Estratégias de Viabilização para os Quadrinhos Independentes”
(dia 7 de abril, às 16h30, na Praça das Bibliotecas)

Gual (São Paulo/SP), é ilustrador e quadrinista. Criou, ao lado do também ilustrador Jal, o Troféu HQ Mix, que desde 1988 premia anualmente os destaques das histórias em quadrinhos no Brasil. Em 2002, Jal e Gual receberam o Troféu Jayme Cortez, categoria do Prêmio Angelo Agostini.
.
.
Julie

JULIE (Ibiúna / SP)
Atividade: 
Debate “Fanzines, Sexualidade e Questões de Gênero”
(dia 6 de abril, às 16h45, na Praça das Bibliotecas)

Julio César, ou Julie é quadrinista, fanzineirx e criadorx da personagem Camila, para a qual desenvolve diversas publicações que unem os universos dos quadrinhos japoneses, do underground roqueiro e da militância LGBT.
.
.
Kauê

KAUÊ GARCIA (Campinas / SP)
Atividade: 
Oficina de colagem
(dia 6 de abril, às 10h, na Gibiteca Henfil)

Kauê Garcia é um artista visual com raízes na cena punk, onde ganhou notoriedade criando cartazes de shows com técnicas de colagem. Multidisciplinar, trabalha com fotografia, performance, videoart, xerox-arte, estética relacional, arte e-mail, fanzines, livros, site-specific, etc. Já participou de diversas exposições e publicou trabalhos na revista Prego.
.
.
Law Tissot

LAW TISSOT (Rio Grande / RS)
Atividades: 
Oficina de Quadrinhos Experimentais
(dia 7 de abril, às 10h, na Gibiteca Henfil)

Law Tissot é arte-educador, quadrinista, videomaker e edita fanzines desde 1984. Na década de 1990 participou do projeto Cybercomix, pioneira revista eletrônica de quadrinhos do provedor Terra. Ao lado de Lorde Lobo, foi editor do prozine Areia Hostil, que chegou a conquistar um prêmio HQ Mix.
Atualmente, além de continuar produzindo suas HQs experimentais, coordena a maior fanzinoteca brasileira – a Fanzinoteca Mutação – através de um projeto da Funarte.
.
.
Márcio Sno

MÁRCIO SNO (São Paulo / SP)
Atividade: 
Pré-estréia do 3º capítulo da trilogia “Fanzineiros do Século Passado”
(dia 6 de abril, às 14h, na Sala Lima Barreto)

Márcio Sno é jornalista e desde os anos 90 publica zines como Aaah!!, Don’t Worry!!, Ejaculação Precoce, Lady Die! e Pleasure. Além dos zines que editou, colaborou em outras publicações e em coletivos como Bodega, Medonho!, Os Mardito, entre outros. Realizou diversas ilustrações para flyers, demo-tapes, CDs, camisetas, capas, logotipos e etc. É autor e diretor da trilogia “Fanzineiros do Século Passado”.
.
.
Worney

WORNEY ALMEIDA DE SOUZA (São Paulo / SP)
Atividade: 
Debate “Estratégias de Viabilização para os Quadrinhos Independentes”
(dia 7 de abril, às 16h30, na Praça das Bibliotecas)

Worney Almeida de Souza é jornalista, editor, arte-educador, pesquisador e idealizador, dentre outros, do lendário fanzine Quadrix. Como editor, desenvolveu trabalhos importantíssimos para editoras como Press, Nova Sampa, Escala, Conrad e a Opera Graphica. É produtor do Prêmio Angelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações brasileiras dedicadas às Histórias em Quadrinhos, e colunista sobre revistas em quadrinhos e cultura pop em diversos jornais .

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s